Geometria de 11ºano -Revisões







Geometria de 11ºano -Revisões













Resolução





















Cálculo de uma Integral Tripla

13120π01zxsin(xy)dzdydx=\int_{\frac{1}{3}}^{\frac{1}{2}} \int_{0}^{\sqrt{\pi}} \int_{0}^{1} z \cdot x \cdot \sin(xy) \, dz \, dy \, dx =
=13120πxsin(xy)(01zdz)dydx= \int_{\frac{1}{3}}^{\frac{1}{2}} \int_{0}^{\sqrt{\pi}} x \cdot \sin(xy) \left( \int_{0}^{1} z \, dz \right) dy \, dx
=13120πxsin(xy)[z22]01dydx=13120π12xsin(xy)dydx= \int_{\frac{1}{3}}^{\frac{1}{2}} \int_{0}^{\sqrt{\pi}} \frac{1}{2} x \cdot \sin(xy) \, dy \, dx
=1312(120πxsin(xy)dy)dx= \int_{\frac{1}{3}}^{\frac{1}{2}} \left( -\frac{1}{2} \int_{0}^{\sqrt{\pi}} -x \cdot \sin(xy) \, dy \right) dx
=131212[cos(xy)]0πdx= \int_{\frac{1}{3}}^{\frac{1}{2}} -\frac{1}{2} \left[ \cos(xy) \right]_0^{\sqrt{\pi}} dx
=131212(cos(xπ)cos(0))dx= \int_{\frac{1}{3}}^{\frac{1}{2}} -\frac{1}{2} \left( \cos(x \sqrt{\pi}) - \cos(0) \right) dx
=131212(cos(xπ)1)dx= \int_{\frac{1}{3}}^{\frac{1}{2}} -\frac{1}{2} ( \cos(x \sqrt{\pi}) - 1 ) \, dx
131212(cos(xπ)1)dx=131212(1cos(xπ))dx=121312(1cos(xπ))dx= \frac{1}{2} \int_{\frac{1}{3}}^{\frac{1}{2}} (1 - \cos(x \sqrt{\pi})) \, dx
=12(13121dx1312cos(xπ)dx)
  1. Calculamos cada uma das integrais:

    13121dx=1213=16​

    Para a segunda, fazemos a substituição u=xπdu=πdxdx=duπu = x \sqrt{\pi} \Rightarrow du = \sqrt{\pi} dx \Rightarrow dx = \frac{du}{\sqrt{\pi}}

    Quando x=13u=π3x = \frac{1}{3} \Rightarrow u = \frac{\sqrt{\pi}}{3}

    1312cos(xπ)dx=1ππ3π2cos(u)du=1π[sin(u)]π3π21π(sin(π2)sin(π3))= \frac{1}{\sqrt{\pi}} \left( \sin\left(\frac{\sqrt{\pi}}{2}\right) - \sin\left(\frac{\sqrt{\pi}}{3}\right) \right)







Coordenadas polares, Massa e Centro de Massa


Pequena Ficha de trabalho de Introdução às Probabilidades


1-Uma pessoa vai visitar cinco locais, situados no Parque da Nações, em Lisboa: o Pavilhão de Portugal, o Oceanário, o Pavilhão Atlântico, a Torre Vasco da Gama e o Pavilhão do Conhecimento. De quantas maneiras diferentes pode planear a sequência das cinco visitas, se quiser começar na Torre Vasco da Gama e acabar no Oceanário? 
(A) 6          (B) 12          (C) 24        (D) 120 

2-Um dado equilibrado, com as faces numeradas de 1 a 6, é lançado três vezes consecutivas. Qual a probabilidade de saírem três números ímpares? 
(A) 1/27         (B) 1/8     (C) 1/3        (D) 1/2

Lançam-se simultaneamente dois dados equilibrados, de cores diferentes, com as faces numeradas de 1 a 6 e multiplicam-se os dois números saídos. A probabilidade do acontecimento “o produto dos números saídos é 21” é: 
(A) 0        (B) 1/36      (C) 1/18         (D) 21 36

 
Numa turma do 12º ano, 68% dos alunos declararam que gostavam de ver novelas, 22% que gostavam de ver telejornais e 15% que gostavam de ver ambas as coisas. Encontrou-se ao acaso um aluno da turma. Qual a probabilidade desse aluno gostar de novelas mas não gostar de telejornais? 
(A) 68%         (B) 83%       (C) 53%        (D) 46%






Ficha de trabalho de trigonometria-12ºano



















Aqui estão os limites notáveis mais importantes do 12.º ano, fundamentais para o cálculo de derivadas, integrais e séries. Estes limites devem ser bem memorizados e compreendidos:

1. Limite do seno

limx0sinxx=1\lim_{x \to 0} \frac{\sin x}{x} = 1

Muito usado na derivação de funções trigonométricas.


✅ 2. Limite exponencial

limx0ex1x=1

Essencial para a derivada da função exponencial.


✅ 3. Limite logarítmico

limx0ln(1+x)x=1\lim_{x \to 0} \frac{\ln(1 + x)}{x} = 1

Muito usado quando se trata da derivada da função logarítmica.


✅ 4. Potência com base exponencial

limx(1+1x)x=e

Definição clássica do número de Euler e2.718  ou seja, e \approx 2.718.

📌 Conclusão:

Quando vires uma expressão do tipo 00\frac{0}{0} ou \frac{\infty}{\infty}, lembra-te de aplicar limites notáveis, racionalizações, fatorizações ou a regra de l'Hôpital (mais usada no ensino superior, mas útil para entender o comportamento das funções).




Resultado de imagem para limites notaveis



Considerando os limites notáveis dados anteriormente, resolve a seguinte ficha de trabalho
É de entender que os alunos devem ter as noções prévias dos limites em casos muito simples

Ficha de trabalho- Limites






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