8ºano

 
Marcação de pontos no referencial











Exercício com vetores




















Ficha de trabalho-Operações com números racionais















































Ficha de trabalho-Sistemas e Equações Literais


1. Considera o seguinte sistema:

{2x+y=34xy=3\begin{cases} 2x + y = 3 \\ 4x - y = 3 \end{cases}

a) Verifica se o ponto A(1,1)A(1,1) é, ou não, solução do sistema.

b) Resolve o sistema.

c) Resolve geometricamente o sistema.

2. Resolve as seguintes equações literais, indicando o valor da variável indicada:

a)

4x+y5=z+13(x)

b)

4(x2y)z=x+y(x)

c)

12+x+y3=x+y(x)

3. Resolve os seguintes sistemas:

a)

{4x+y=123(xy)4=4x+53\begin{cases} 4x + y = \frac{1}{2} \\ \frac{3(x - y)}{4} = \frac{4x + 5}{3} \end{cases}

b)

{3x+0,1y=14x+2y=6\begin{cases} 3x + 0,1y = 1 \\ 4x + 2y = 6 \end{cases}

c)

{x+3y=434x+7y=17\begin{cases} x + 3y = \frac{4}{3} \\ 4x + 7y = \frac{1}{7} \end{cases}

d)

{4(xy)+55=163x+2y=5\begin{cases} \frac{4(x - y) + 5}{5} = \frac{1}{6} \\ 3x + 2y = 5 \end{cases}




Classificação de sistemas de duas equações do 1.º grau com duas incógnitas.

Sistema Possivel e  Determinado: o sistema tem um par de números como solução.
 A nível geométrico:
Sistema  Possível Indeterminado: o sistema tem infinitos pares de números como solução.
Sistema Impossível não há nenhum par de números que verifique simultaneamente as duas equações. O sistema não tem solução.

Exemplo da resolução de um sistema:






Exemplo da resolução gráfica de um sistema






















1-Resolve e classifique os seguintes sistemas:

Exercício 1.1: Sistema simples (por substituição)

{x+y=5xy=1\begin{cases} x + y = 5 \\ x - y = 1 \end{cases}

✅ Exercício 1.2: Sistema com incógnitas já isoladas

{x=2y+13x+y=10\begin{cases} x = 2y + 1 \\ 3x + y = 10 \end{cases}

✅ Exercício 1.3: Sistema com coeficientes opostos (ideal para adição)

{2x+3y=72x+y=1\begin{cases} 2x + 3y = 7 \\ -2x + y = 1 \end{cases}

✅ Exercício 1.4: Sistema para igualamento

{x=4y22x+y=9\begin{cases} x = 4y - 2 \\ 2x + y = 9 \end{cases}

✅ Exercício 1.5: Sistema com frações (nível mais avançado)

{12x+y=3x13y=2




1.1-Em relação as alineas anteriores, resolve os sistemas geométricamente 

1.2-Verifica se o ponto A(1,1) é solução, ou não, dos sistemas das alineas anteriores


2-Resolve e classifique os seguintes sistemas:

:





Casos notáveis da multiplicação de polinómios



Noção-Lei do anulamento do produto


Imagem


Fatoriza os seguintes polin
ó
mios
, começando por colocar
e
m
evidê
ncia fatores comuns e
observando
em seguida
a eventual ocorrência de casos notáveis
que permitam prosseguir a
fatorização
:
a)
3
2
12
3
b)
4
2
2
2
c)
(
)
2
4
d)
(
)
3
9
(
)
e)
3
(
)
3
12
3
(
)
f)
(
2
)
4
16
g)
5
2
10
+
20
h)
3
2
+
6
푎푥
+
3
i)
4
2
+
24
푥푦
+
36
j)
2
+
2
푥푦
k)
4
2
4
4
3
+
2
2
l)
4
4
2
4
3
+
2
Fatoriza os seguintes polin
ó
mios
, começando por colocar
e
m
evidê
ncia fatores comuns e
observando
em seguida
a eventual ocorrência de casos notáveis
que permitam prosseguir a
fatorização
:
a)
3
2
12
3
b)
4
2
2
2
c)
(
)
2
4
d)
(
)
3
9
(


)
e)
3
(
)
3
12
3
(
)
f)
(
2
)
4
16
g)
5
2
10
+
20
h)



Ficha de trabalho de resoluções de equações de grau superior ao primeiro 




























Exercícios – Lei do Anulamento do Produto

1 – Resolve as seguintes equações, usando a lei do anulamento do produto:

a)(x3)(x+4)=0(x - 3)(x + 4) = 0

b)(2x3)(3x+4)=0(2x - 3)(3x + 4) = 0

c)(3x+7)(4x5)=0(-3x + 7)(4x - 5) = 0

d)[2(x4)+5][3(x5)+0,5]=0[2(x - 4) + 5] \cdot [3(x - 5) + 0{,}5] = 0




 Mini-Ficha de Trabalho

✏️ Simplifica as seguintes expressões algébricas:

a)(x3)(x+3)(x - 3)(x + 3)

b)(x4)(x+3)(x - 4)(x + 3)

c)(2x3)(3x+4)(2x - 3)(3x + 4)

d)(x5)2(x - 5)^2

e)(3x7)2(3x - 7)^2

f)(12x23)2\left(\frac{1}{2}x - \frac{2}{3}\right)^2

g)(3x5)(3x+5)(\sqrt{3}x - \sqrt{5})(\sqrt{3}x + \sqrt{5})







4. Utiliza um referencial cartesiano para fazer a representação gráfica da função definida por:

f(x)=2x+1

      (Apresenta todos os cálculos que efetuares.)


5. Considera as funções ff, gg, hh e jj definidas respetivamente por:

  • f(x)=3x3f(x) = 3x - 3

  • g(x)=0,3x+1g(x) = 0{,}3x + 1

  • h(x)=0,5xh(x) = -0{,}5x

  • j(x)=0,7j(x) = -0{,}7

5.1. Indica o declive e a ordenada na origem da função ff.

5.2. Indica quais as funções são crescentes, decrescentes e constantes.

5.3. Indica, justificando, se a seguinte afirmação é verdadeira ou falsa:

“Os gráficos de todas as funções dadas são retas e não há duas que sejam paralelas entre si.”

5.4. Determina g(3)g(3).

5.5. Verifica, sem fazer nenhuma representação gráfica, se o ponto (2,1)(-2, 1) pertence ao gráfico da função jj.



Problemas de Matemática – Funções e Equações

5. Movimento da Bola no Campo de Futebol

Um defesa de uma equipa de futebol “cortou” uma jogada de ataque da equipa adversária, desviando a bola para o centro do terreno de jogo.
Nos primeiros instantes, passados tt segundos após o pontapé na bola, esta encontrava-se a uma altura hh, em metros, do solo, dada pela função:

h=2,5t+1h = 2{,}5t + 1

5.1. Determina hh quando t=0t = 0

No contexto do problema, qual o significado destes valores?

5.2. Qual a altura da bola ao fim de 3 segundos?

5.3. Ao fim de quanto tempo a bola atingiu 11 metros de altura?


Resolve o seguinte problema:

5. Compras do André

A mãe do André deu-lhe dinheiro para ir às compras.
O André gastou 0,33 desse dinheiro na compra de um livro, 0,5 na compra de um estojo para lápis e ainda ficou com 15 euros.
Que quantia recebeu o André para ir às compras?

5.1. Traduz o problema por uma equação.

5.2. Resolve a equação obtida na alínea anterior e responde ao problema.






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