8ºano

 
Exercício com vetores




Ficha de trabalho-Operações com números racionais























Ficha de trabalho-Sistemas e Equações Literais





































Classificação de sistemas de duas equações do 1.º grau com duas incógnitas.

Sistema Possivel e  Determinado: o sistema tem um par de números como solução.
 A nível geométrico:
Sistema  Possível Indeterminado: o sistema tem infinitos pares de números como solução.
Sistema Impossível não há nenhum par de números que verifique simultaneamente as duas equações. O sistema não tem solução.

Exemplo da resolução de um sistema:



Exemplo da resolução gráfica de um sistema














1-Resolve e classifique os seguintes sistemas:

Resultado de imagem para sistemas de equações do 1o grau


1.1-Em relação as alineas anteriores a) e b), resolve os sistemas geométricamente 

1.2-Verifica se o ponto A(1,1) é solução, ou não, dos sistemas das alineas anteriores


2-Resolve e classifique os seguintes sistemas:
:





Casos notáveis da multiplicação de polinómios


Noção-Lei do anulamento do produto

Imagem


Fatoriza os seguintes polin
ó
mios
, começando por colocar
e
m
evidê
ncia fatores comuns e
observando
em seguida
a eventual ocorrência de casos notáveis
que permitam prosseguir a
fatorização
:
a)
3
2
12
3
b)
4
2
2
2
c)
(
)
2
4
d)
(
)
3
9
(
)
e)
3
(
)
3
12
3
(
)
f)
(
2
)
4
16
g)
5
2
10
+
20
h)
3
2
+
6
푎푥
+
3
i)
4
2
+
24
푥푦
+
36
j)
2
+
2
푥푦
k)
4
2
4
4
3
+
2
2
l)
4
4
2
4
3
+
2
Fatoriza os seguintes polin
ó
mios
, começando por colocar
e
m
evidê
ncia fatores comuns e
observando
em seguida
a eventual ocorrência de casos notáveis
que permitam prosseguir a
fatorização
:
a)
3
2
12
3
b)
4
2
2
2
c)
(
)
2
4
d)
(
)
3
9
(


)
e)
3
(
)
3
12
3
(
)
f)
(
2
)
4
16
g)
5
2
10
+
20
h)



Ficha de trabalho de resoluções de equações de grau superior ao primeiro com conceitos dados no 8ºano





















1-Resolve as seguintes equações, usando a lei do anulamento do produto:

a)   (x-3)(x+4)=0

b)   ( 2x-3)(3x+4)=0

c)    (-3x+7)(4x-5)=0

d)    [2(x-4)+5] [3(x-5)+0,5]=0


 Mini-Ficha de trabalho-Simplificação de expressões



  















   
Ficha de trabalho com exercicios de exame


http://issuu.com/fernandoasnes/docs/compila____o_de_exerc__cios_de_exam



5.     Utiliza um referencial cartesiano para fazer a representação gráfica da função definida por f(x)=-2x+1

Apresenta todos os cálculos que efetuares




5.  Considera as funções f, g, h e j definidas respetivamente por:
                     

 f(x)= 3x -3              g(x)=0,3x+1                   h(x)=-0,5x                j(x)= -0,7

5.1. Indica o declive e a ordenada na origem da função f.

5.2. Indica quais as funções são crescentes, decrescentes e constantes.

5.3.  Indica, justificando, se a seguinte afirmação é verdadeira ou falsa:
“Os gráficos de todas as funções dadas são retas e não há duas que sejam paralelas entre si”

5.4. Determina g(3)

5.5. Verifica, sem fazer nenhuma representação gráfica, se o ponto ( - 2, 1) pertence ao gráfico da função j.


















5.     O defesa de uma equipa de futebol “cortou” uma jogada de ataque da equipa adversária desviando a bola para o centro do terreno de jogo.
Nos primeiros instantes, passados t  segundos após o pontapé na bola, esta encontrava-se a uma altura  h, em metros, do solo.
h=2,5t +1

5.1.    Determina h quando t = 0. No contexto do problema, qual o significado destes valores?

5.2.    Qual a altura da bola ao fim de 3 segundos?


5.3.    Caixa de texto: Bom Trabalho!Ao fim de quanto tempo a bola atingiu 11 metros de altura?















Resolve o seguinte problema:


5.     A mãe do André deu-lhe dinheiro para ir às compras. O André gastou 0,33 desse dinheiro na compra de um livro, 0,5 na compra de um estojo para lápis e ainda ficou com 15 euros. Que quantia recebeu o André para ir às compras?

5.1.    Traduz o problema por uma equação.

5.2.    Resolve a equação obtida na alínea anterior e responde ao problema.


Breve explicação de translações associadas a vectores através e exemplos praticos

Translações do 8ºano

 
Explicação dos diferentes lugares geometricos dados, através de exemplos com as respectivas noções

Lugares geometricos

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