9º ano




Exercício Geométrico de sistemas








Ficha de trabalho-Estatistica



1.       Considere as afirmações seguintes. Identifique a afirmação correta.

(A)   As variáveis qualitativas exprimem uma qualidade, podendo, portanto, ser mensuráveis.
(B)    O número de pessoas que entram numa repartição pública, ao longo de um dia, é uma variável quantitativa contínua.
(C)    O recenseamento é um estudo estatístico que abrange toda a população.
(D)   Uma sondagem é um estudo estatístico que abrange toda a população.


3.       O André frequenta o curso profissional de Informática. A tabela seguinte mostra as classificações obtidas na disciplina de Matemática pelos alunos da turma do André, no final do do 1º período.
classificação
fi
fri
Fi
Fri
8
3



10
4



12
6



14
4



16
2



20
1





a)     Quantos alunos tem a turma?
b)    Qual é a classificação mais frequente?
c)     Quantos alunos obtiveram pelo menos 12 na sua classificação?
d)    Completa a tabela, apresentando todos os cálculos que efetuares.

4.       O Diogo registou a altura de 40 alunos da sua escola.

1.50
1.43
1.33
1.41
1.46
1.25
1.53
1.67
1.30
1.62
1.48
1.32
1.40
1.38
1.38
1.65
1.10
1.58
1.63
1.27
1.28
1.43
1.45
1.46
1.25
1.45
1.61
1.23
1.33
1.60
1.60
1.62
1.48
1.39
1.59
1.58
1.61
1.39
1.46
1.57

     A tabela referente às alturas registadas pelo Diogo:
altura
fi
[1.10;1.20[
1
[1.20;1.30[
5
[1.30;1.40[
8
[1.40;1.50[
11
[1.50;1.60[
6
[1.60;1.70[
9

a)     Constrói um histograma representativo da situação.
b)    Quantos alunos medem no máximo 1.40m?
c)     Constrói o polígono de frequências correspondente ao histograma.

5.       Registou-se o tempo, em minutos, que cada um dos alunos da turma do Miguel demorou a resolver um problema colocado pelo professor de matemática.
10
25
32
44
21
25
13
28
45
36
34
41
27
20
15
19
13
26

a)     Quantos alunos tem a turma do Miguel?
b)    Determina a amplitude dos dados estatísticos, do tempo em minutos.
c)     Represente a informação através de um diagrama de caule-e-folhas.

6.       Numa grande superfície foram registados os preços, em euros, das 18 máquinas fotográficas em exposição.
140
200
240
600
260
180
80
126
128
540
420
244
120
64
130
460
190
349

Elabora um diagrama de extremos e quartis representativo dos dados recolhidos.
(apresente todos os cálculos e/ou esquemas que efetuar)

7.       A turma do Mário realizou uma competição de Karts no Kartódromo Internacional de Braga (KIB). Os dados seguintes referem-se ao tempo, em segundos, das voltas mais rápidas dos oito alunos que participaram na competição.
       55           51           57           64           56           61           52           54
Determina a média, a variância e o desvio-padrão do conjunto de dados.









Razões trigonométricas de um ângulo Agudo

Resultado de imagem para trigonometria










Definição clássica de probabilidades






Exemplo:
No lançamento de um dado, qual a probabilidade de sair um nº 2


P("Sair o nº2")=1/6


E de sair um nº superior a 3?

P("sair um nºsuperior a 3")= 3/6
   




Cá esta um teste de treino sobre probabilidades

Bom trabalho


























Exercicios de exame Nacional com equações de 2ºgrau

http://issuu.com/fernandoasnes/docs/compila____o_de_exerc__cios_de_exam_4c9895d0fa3859






1.  Na figura estão representados dois piões.
·      O pião A está dividido em quatro partes iguais: 
Cor-de –laranja (C);   Verde (V); Preto (P); Azul (A);

·      O pião B está dividido em três partes iguais:
Cor-de –laranja (C);  Preto (P);  Azul (A)

Considera a experiência que consiste em rodar, numa mesa, os dois piões ao mesmo tempo e anotar-se as cores do setor do pião que fica encostado à mesa.

2.1. Determina o número de casos possíveis.

2.2. Calcula a probabilidade de não sair a cor preta em nenhum dos piões.










4.     O João quer fazer uma viagem de Coimbra a Sagres. Fez um estudo do tempo t, que demoraria (em horas) em função da velocidade, v, a que teria de viajar (em km/h) e registou os valores na seguinte tabela:

tempo (t) em horas
5
6
8
velocidade (v) em km/h
120
100
75


8.1.     Verifica que as grandezas representadas na tabela são inversamente proporcionais.

8.2.     Indica o valor da constante de proporcionalidade inversa e o que representa no contexto do problema.

8.3.     A que velocidade teria o João viajado, sabendo que demorou 10 horas a chegar a Sagres?




Ficha de trabalho completa com os conceitos do 9ºano de Estatistica e Probabilidades

Um Teste do 9ºano com os conceitos de Probabilidades e sistemas de equações
Teste 9º ano

Uma breve Revisão dos conceitos dados no 7ºano e 8ºano, de uma forma muito resumida, reforçando os aspectos essenciais da Matéria


Revisões de 7º e 8º ano

Como na Matemática é muito importante saber os conteúdos anteriores para aquisição dos novos. Cá vai uma ficha diagnóstica do 9ºano



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