Exercício Geométrico de sistemas
Ficha de trabalho-Estatistica
1.
Considere as
afirmações seguintes. Identifique a afirmação
correta.
(A)
As variáveis
qualitativas exprimem uma qualidade, podendo, portanto, ser mensuráveis.
(B)
O número de pessoas
que entram numa repartição pública, ao longo de um dia, é uma variável
quantitativa contínua.
(C)
O recenseamento é um
estudo estatístico que abrange toda a população.
(D)
Uma sondagem é um
estudo estatístico que abrange toda a população.
3.
O André frequenta o curso profissional de
Informática. A tabela seguinte mostra as classificações obtidas na disciplina
de Matemática pelos alunos da turma do André, no final do do 1º período.
classificação
|
fi
|
fri
|
Fi
|
Fri
|
8
|
3
|
|||
10
|
4
|
|||
12
|
6
|
|||
14
|
4
|
|||
16
|
2
|
|||
20
|
1
|
a)
Quantos alunos tem a turma?
b)
Qual é a classificação mais frequente?
c)
Quantos alunos obtiveram pelo menos 12 na sua
classificação?
d)
Completa a tabela, apresentando todos os
cálculos que efetuares.
4.
O Diogo registou a altura de 40 alunos da
sua escola.
1.50
|
1.43
|
1.33
|
1.41
|
1.46
|
1.25
|
1.53
|
1.67
|
1.30
|
1.62
|
1.48
|
1.32
|
1.40
|
1.38
|
1.38
|
1.65
|
1.10
|
1.58
|
1.63
|
1.27
|
1.28
|
1.43
|
1.45
|
1.46
|
1.25
|
1.45
|
1.61
|
1.23
|
1.33
|
1.60
|
1.60
|
1.62
|
1.48
|
1.39
|
1.59
|
1.58
|
1.61
|
1.39
|
1.46
|
1.57
|
A tabela referente às alturas registadas
pelo Diogo:
altura
|
fi
|
[1.10;1.20[
|
1
|
[1.20;1.30[
|
5
|
[1.30;1.40[
|
8
|
[1.40;1.50[
|
11
|
[1.50;1.60[
|
6
|
[1.60;1.70[
|
9
|
a)
Constrói um histograma representativo da
situação.
b)
Quantos alunos medem no máximo 1.40m?
c)
Constrói o polígono de frequências
correspondente ao histograma.
5.
Registou-se o tempo, em minutos, que cada um
dos alunos da turma do Miguel demorou a resolver um problema colocado pelo
professor de matemática.
10
|
25
|
32
|
44
|
21
|
25
|
13
|
28
|
45
|
36
|
34
|
41
|
27
|
20
|
15
|
19
|
13
|
26
|
a)
Quantos alunos tem a turma do Miguel?
b)
Determina a amplitude dos dados estatísticos, do
tempo em minutos.
c)
Represente a informação através de um diagrama
de caule-e-folhas.
6.
Numa grande superfície foram registados os
preços, em euros, das 18 máquinas fotográficas em exposição.
140
|
200
|
240
|
600
|
260
|
180
|
80
|
126
|
128
|
540
|
420
|
244
|
120
|
64
|
130
|
460
|
190
|
349
|
Elabora um diagrama de extremos e
quartis representativo dos dados recolhidos.
(apresente todos os cálculos e/ou
esquemas que efetuar)
7.
A turma do Mário realizou uma competição de
Karts no Kartódromo Internacional de Braga (KIB). Os dados seguintes referem-se
ao tempo, em segundos, das voltas mais rápidas dos oito alunos que participaram
na competição.
55 51 57 64 56 61 52 54
Determina a média, a variância e o
desvio-padrão do conjunto de dados.
Razões trigonométricas de um ângulo Agudo
Definição clássica de probabilidades
Exemplo:
No lançamento de um dado, qual a probabilidade de sair um nº 2
P("Sair o nº2")=1/6
E de sair um nº superior a 3?
P("sair um nºsuperior a 3")= 3/6
Cá esta um teste de treino sobre probabilidades
Bom trabalho
Exercicios de exame Nacional com equações de 2ºgrau
http://issuu.com/fernandoasnes/docs/compila____o_de_exerc__cios_de_exam_4c9895d0fa3859
1. Na figura estão representados dois piões.
· O
pião A está dividido em quatro partes iguais:
Cor-de –laranja (C); Verde (V); Preto (P); Azul (A);
· O pião B está
dividido em três partes iguais:
Cor-de –laranja (C); Preto (P);
Azul (A)
Considera a experiência que consiste
em rodar, numa mesa, os dois piões ao mesmo tempo e anotar-se as cores do setor
do pião que fica encostado à mesa.
2.1. Determina o número de casos possíveis.
2.2. Calcula
a probabilidade de não sair a cor preta em nenhum dos piões.
4.
O João quer fazer uma viagem de Coimbra a
Sagres. Fez um estudo do tempo t, que demoraria (em horas) em
função da velocidade, v, a que teria de viajar (em km/h) e
registou os valores na seguinte tabela:
tempo (t) em horas
|
5
|
6
|
8
|
velocidade (v) em km/h
|
120
|
100
|
75
|
8.1. Verifica
que as grandezas representadas na tabela são inversamente proporcionais.
8.2.
Indica o valor da constante de
proporcionalidade inversa e o que representa no contexto do problema.
8.3. A
que velocidade teria o João viajado, sabendo que demorou 10 horas a chegar a
Sagres?
Ficha de trabalho completa com os conceitos do 9ºano de Estatistica e Probabilidades
Um Teste do 9ºano com os conceitos de Probabilidades e sistemas de equações.
Teste 9º anoUma breve Revisão dos conceitos dados no 7ºano e 8ºano, de uma forma muito resumida, reforçando os aspectos essenciais da Matéria
Como na Matemática é muito importante saber os conteúdos anteriores para aquisição dos novos. Cá vai uma ficha diagnóstica do 9ºano
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