Ficha de trabalho-Estatistica
1. Identificação de Afirmações Estatísticas
Considere as seguintes afirmações. Identifique a afirmação correta:
(A) As variáveis qualitativas exprimem uma qualidade, podendo, portanto, ser mensuráveis.
(B) O número de pessoas que entram numa repartição pública, ao longo de um dia, é uma variável quantitativa contínua.
(C) O recenseamento é um estudo estatístico que abrange toda a população.
(D) Uma sondagem é um estudo estatístico que abrange toda a população.
2. Distribuição de Frequências - Classificações de Matemática
O André frequenta o curso profissional de Informática. A tabela seguinte mostra as classificações obtidas na disciplina de Matemática pelos alunos da turma, no final do 1.º período:
| Classificação | fi | fri | Fi | Fri |
|---|---|---|---|---|
| 8 | 3 | |||
| 10 | 4 | |||
| 12 | 6 | |||
| 14 | 4 | |||
| 16 | 2 | |||
| 20 | 1 |
Questões:
a) Quantos alunos tem a turma?
b) Qual é a classificação mais frequente?
c) Quantos alunos obtiveram pelo menos 12 na sua classificação?
d) Completa a tabela, apresentando todos os cálculos efetuados.
3. Altura dos Alunos – Distribuição em Classes
O Diogo registou a altura de 40 alunos da sua escola. Eis os dados agrupados por intervalos:
| Altura (m) | fi |
|---|---|
| [1.10; 1.20[ | 1 |
| [1.20; 1.30[ | 5 |
| [1.30; 1.40[ | 8 |
| [1.40; 1.50[ | 11 |
| [1.50; 1.60[ | 6 |
| [1.60; 1.70[ | 9 |
Questões:
a) Constrói um histograma representativo da situação.
b) Quantos alunos medem no máximo 1.40m?
c) Constrói o polígono de frequências correspondente ao histograma.
4. Tempo para Resolver um Problema
Foram registados os tempos (em minutos) que cada aluno da turma do Miguel demorou a resolver um problema:
10, 25, 32, 44, 21, 25, 13, 28, 45, 36, 34, 41, 27, 20, 15, 19, 13, 26
Questões:
a) Quantos alunos tem a turma do Miguel?
b) Determina a amplitude dos dados estatísticos.
c) Representa a informação com um diagrama de caule-e-folhas.
5. Preços de Máquinas Fotográficas
Foram registados os preços (em euros) de 18 máquinas fotográficas:
140, 200, 240, 600, 260, 180, 80, 126, 128, 540, 420, 244, 120, 64, 130, 460, 190, 349
Tarefa:
Elabora um diagrama de extremos e quartis representativo dos dados recolhidos.
(Apresenta todos os cálculos e/ou esquemas efetuados.)
6. Competição de Karts – Tempos de Voltas
A turma do Mário participou numa competição de Karts no Kartódromo Internacional de Braga. Registaram-se os tempos (em segundos) das voltas mais rápidas de 8 alunos:
55, 51, 57, 64, 56, 61, 52, 54
Tarefa:
Razões trigonométricas de um ângulo Agudo
Definição clássica de probabilidades
Exemplo: Lançamento de um Dado
Vamos analisar a probabilidade de ocorrência de certos eventos ao lançar um dado justo de seis faces.
🔹 Qual a probabilidade de sair o número 2?
Há apenas uma face com o número 2 num dado de 6 faces.
🔹 E qual a probabilidade de sair um número superior a 3?
Os números superiores a 3 num dado são: 4, 5 e 6 — ou seja, 3 resultados possíveis.
Cá esta um teste de treino sobre probabilidades
Descrição da Experiência
Na figura estão representados dois piões, cada um dividido em partes iguais com cores distintas.
🔸 Pião A – dividido em 4 partes iguais:
-
Cor-de-laranja (C)
-
Verde (V)
-
Preto (P)
-
Azul (A)
🔹 Pião B – dividido em 3 partes iguais:
-
Cor-de-laranja (C)
-
Preto (P)
-
Azul (A)
A experiência consiste em rodar simultaneamente os dois piões numa mesa e anotar a cor do setor de cada pião que fica voltado para baixo (ou seja, em contacto com a mesa).
Questões
2.1. Qual é o número de casos possíveis?
Como os resultados possíveis correspondem a todas as combinações entre as cores dos dois piões:
-
Pião A tem 4 possibilidades
-
Pião B tem 3 possibilidades
2.2. Qual é a probabilidade de não sair a cor preta em nenhum dos piões?
Vamos identificar os casos em que nenhum dos dois piões apresenta a cor preta (P).
-
Cores do Pião A sem preto: C, V, A (3 opções)
-
Cores do Pião B sem preto: C, A (2 opções)
Problema
O João quer fazer uma viagem de Coimbra a Sagres. Para planear a viagem, estudou a relação entre o tempo que demoraria (em horas) e a velocidade média (em km/h) a que viajaria.
Os dados recolhidos estão registados na tabela seguinte:
| Tempo (t) em horas | 5 | 6 | 8 |
|---|---|---|---|
| Velocidade (v) em km/h | 120 | 100 | 75 |
🧮 Questões
8.1. Verifica que as grandezas representadas na tabela são inversamente proporcionais.
Para que duas grandezas sejam inversamente proporcionais, o produto dos seus valores deve ser constante:
Como todos os produtos são iguais a 600, conclui-se que tempo e velocidade são inversamente proporcionais.
8.2. Indica o valor da constante de proporcionalidade inversa e o que representa no contexto do problema.
A constante de proporcionalidade inversa é:
✅ No contexto do problema, esta constante representa a distância total da viagem, ou seja, 600 km entre Coimbra e Sagres.
8.3. A que velocidade teria o João viajado, sabendo que demorou 10 horas a chegar a Sagres?
Sabemos que .
Se , então:
👉 O João teria viajado a 60 km/h.
Ficha de Trabalho – Probabilidades e Estatística (9.º Ano)
Parte I – Probabilidades
1. No lançamento de um dado equilibrado de 6 faces, qual a probabilidade de:
a) Sair o número 2
b) Sair um número ímpar
c) Sair um número maior do que 4
d) Não sair o número 6
2. Um saco contém bolas de três cores: 4 vermelhas, 3 azuis e 5 verdes. Uma bola é retirada ao acaso. Qual a probabilidade de:
a) Sair uma bola azul
b) Sair uma bola vermelha ou verde
c) Não sair uma bola azul
3. Um pião está dividido em 4 partes iguais: Vermelho (V), Azul (A), Amarelo (Am), Verde (Ve). Qual a probabilidade de, ao rodar o pião:
a) Sair a cor azul
b) Não sair a cor amarela
c) Sair uma cor começada por “V”
Parte II – Estatística
4. Numa turma, os alunos obtiveram as seguintes classificações (em valores inteiros) num teste:
10, 14, 13, 12, 14, 15, 16, 10, 14, 13, 12, 11, 13, 15, 16
a) Organiza os dados numa tabela de frequências.
b) Qual é a moda da distribuição?
c) Qual é a média das classificações?
d) Qual é a mediana?
5. O tempo (em minutos) que 20 alunos demoraram a fazer uma tarefa foi:
12, 15, 18, 12, 20, 14, 19, 13, 17, 18, 16, 15, 12, 20, 14, 18, 16, 19, 13, 17
a) Constrói um diagrama de caule-e-folhas
b) Calcula a amplitude da amostra
c) Determina a média, mediana e moda
6. Os preços (em euros) de 10 mochilas numa loja são:
35, 40, 38, 42, 39, 41, 36, 37, 43, 38
a) Calcula os quartis
b) Representa os dados com um diagrama de extremos e quartis
c) Qual é a amplitude interquartil?
Como na Matemática é muito importante saber os conteúdos anteriores para aquisição dos novos.




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