7º ano

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Noções sobre Funções
N

6.pdfFicha de trabalho 

Funções

2.       Considera a função representada pelo seguinte diagrama de setas.






            

2.1       Indica:

2.1.1      O domínio da função f  _______________________________

2.1.2      O contradomínio da função f  __________________________

2.1.3          O conjunto de chegada da função f ____________________

2.2       Qual é a imagem do objeto – 1? _____________________________

2.3.   Quais são os objetos que têm como imagem 2? ________________














Classificação de ângulos

Consoante a amplitude do ângulo, este pode ser classificado de ângulo agudo, reto, obtuso, raso ou giro. 











Noção de ângulo adjacente, complementar e suplementar

Dois ângulos são suplementares quando a soma de suas medidas é 180º
Dois ângulos são complementares quando a soma de suas medidas é 90º. 
Dois ângulos são adjacentes quando são consecutivos e não possuem pontos internos comuns.


 Cá vai mais um teste...  Alguns conceitos sobre ângulos, propriedades de triângulos






















Cá está um teste final do 7ºano para os alunos treinarem

Bom  trabalho






























Problemas com equações do 1ºgrau

Problema 1


Sabendo que a diferença entre o dobro de um número e a sua quinta parte é igual a soma desse número com 1, determina o número.


Problema 2


A Carla e o Pedro têm juntos 48 anos. O Pedro tem 3/5 da idade da Carla. Qual a idade de cada um?






Resolve as seguintes equações:

a)    2(x+3)=6


b)    3(x-4)=15


c)    2(2x-5)= 21


d)   4(x-7) +5 = 2(x-1)


e)    3x-7= 4x-10


f)    1,5x-2,7=0,7x-3,4


g)    2( 2x-4)= 3+ 2 (-2x+4)

              4              5            



Pode-se esquematizar uma regra prática para a resolução destas equações:


1 - Transformam-se os membros da equação, desembaraçando-se de parêntesis se existirem, aplicando a propriedade distributiva da multiplicação;
2 - Desembaraçam-se de denominadores se existirem, determinando o m.m.c.;
3 - Passam-se todos os termos que contém a incógnita para um dos membros e os que não contém a incógnita para o outro membro, aplicando a regra da adição (os termos que mudam de membro mudam de operação, ou seja, mudam de sinal);
4 - Efectuam-se os cálculos em cada um dos termos, simplificando a equação, através da redução dos termos semelhantes;
5 - Determina-se o valor da incógnita, por aplicação da definição de quociente (passando o valor que multiplica pela incógnita para o outro membro a dividir);
6 - Simplificar a solução encontrada.












Exemplo de uma resolução de uma equação simples de 1º grau


Aqui está uma ficha de trabalho para o inicio da resolução de equações de 1ºgrau

Equações de 7ãno-Iniciação

Regras de Operações com potências
  • Adição e subtracção
               - Para somar (ou subtrair) potências, calcula-se o valor de cada uma delas e somam-se (ou subtraem-se) os valores obtidos.
  • Multiplicação de potências
               - Potências com a mesma base
Para multiplicar potências com a mesma base, mantém-se a base e somam-se os expoentes.


               - Potências com o mesmo expoente
Para multiplicar potências com o mesmo expoente, mantém-se o expoente e multiplicam-se as bases.



  • Divisão de potências
               - Potências com a mesma base
Para dividir potências com a mesma base, diferente de zero, mantém-se a base e subtraem-se os expoentes.



               - Potências com o mesmo expoente
Para dividir potências com o mesmo expoente, mantém-se o expoente e dividem-se as bases. (divisor diferente de zero)


  • Potência de potência
Para calcular uma potência de potência, mantém-se a base e multiplicam-se os expoentes.


  • Potência de expoente nulo
Uma potência de expoente nulo (zero) e base diferente de zero é igual a 1.






Aqui está um Mini-Teste com as regras de operações com potências

Potências

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